Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ler para escrever...ler e escrever bem

São Paulo, fevereiro de 2010.

Caríssimos pais,
Queridos alunos,

Mais um ano letivo tem início, e com ele novas expectativas, novas esperanças, anseios, ansiedades. É o encontro do que havia com o que haverá. É a alegria, a retomada.
E nessa expectativa vem a informação de que mais um ano, estaremos juntos para aprendermos um com o outro, para somar conhecimento, para compartilhar, dividir. Nessa matemática do aprendizado acabamos todos ganhando.
E aqui nessas poucas palavras de boas-vindas vão também algumas dicas que podem fazer toda a diferença para o bom aproveitamento do nosso trabalho. São pequenas atitudes que podem nos fazer chegar a um final mais proveitoso, com mais tranqüilidade e com mais alegrias.
Sabemos que a comunicação entre as pessoas dá-se quase que na sua totalidade através das palavras, sejam escritas ou faladas. Daí a necessidade de aprendermos e aperfeiçoarmos cada vez mais a nossa linguagem. Quanto mais você conhecer e compreender palavras, menores são as possibilidades de você se enganar sobre algo ou de ser enganado. Mas não basta aprender a ler e a escrever; é preciso saber fazer uso da leitura e da escrita. Mas como podemos nos tornar bons leitores e escritores?
A família é parte fundamental nesse processo, já que é a primeira a oferecer um ambiente onde os materiais de leitura estão presentes e dando o exemplo.
A escola alfabetizando e tratando da questão ler e escrever em todo o currículo escolar.
A sociedade oferecendo um ambiente cultural rico e encorajando o letramento.
A leitura é um dos melhores veículos de informação, é aprendizagem e através desse instrumento que aprendemos a refletir, a questionar, a falar bem, a escrever corretamente, a argumentar, entre tantos outros benefícios.

O ideal é que se pratique 3 tipos de leitura:

1- LEITURA BÁSICA – com a ajuda de um adulto ou jovem mais experiente. Os primeiros professores das crianças são os pais. Quanto mais ricas as experiências proporcionadas por estes, melhor será o repertório infantil para continuar aprendendo. Ninguém melhor que os pais para instalar nas crianças um amor pela leitura que dure a vida toda. Estudos mostram que as crianças que leem com seus pais tem maior probabilidade de se tornarem leitores competentes.


2- LEITURA DIÁRIA INDIVIDUAL DE ESTUDO – ao fazer as lições de casa e os trabalhos escolares.


3- LEITURA ESCOLHIDA POR PRAZER – É aquela que o leitor escolhe as obras de acordo com se estilo e gosto.


A leitura é uma forte aliada no processo de aprendizagem e devemos usar este recurso ao nosso favor, desfrutar do prazer que ela nos oferece. E para isto, algumas atitudes podem ajudar bastante:

• Crie um “ritual de leitura”, reserve um tempo e um lugar especiais pra você curtir suas histórias sem interrupções. Procure um local confortável, arejado e claro (iluminado).
• Faça conexões entre a palavra falada e a palavra escrita, pois ouvir os sons em palavras é uma habilidade básica essencial para a leitura.
• Conte a história para alguém, isso ajuda a compreensão e memorização.
• Leia de novo e de novo, e quantas vezes pedirem: a repetição ajuda a reconhecer e a se lembrar das palavras e também a construir um pensamento seqüencial.
• Não leia em veículos em movimentos e nem em ambientes cheio de pessoas, isso pode distraí-lo.
• Ao ler, preste atenção na ortografia e no significado das palavras. Na dúvida consulte um dicionário.

E se ler traz certo conflito, o que dizer então sobre a hora de escrever?


Escrever é coisa que se começa muito cedo, atividades como recortar, desenhar, segurar um lápis, pintar... Tudo isso prepara a criança para aprender a escrever.
Quando escrevemos, conseguimos nos dar conta, de maneira organizada, de tudo o que nos acontece, do que nos cerca. Escrever ajuda a organizar o pensamento e as emoções. Escrever ajuda a se ver melhor.
Em geral, quem lê bem, escreve bem.
Mas muita gente tem dificuldade e acha difícil escrever. Mas isso é pura falta de prática. Quanto mais você escrever, melhores vão ficando seus textos. Comece escrevendo como foi o seu dia, as coisas que você fez, o que pensou, o que sentiu, o que conversou, a que conclusões chegou, etc. não deixe que a falta de hábito, o medo de errar atrapalhe o seu desenvolvimento textual.
Para escrever, basta que se tenha algo a dizer. É uma aventura que começa do nada e você vai aprendendo à medida que avança.
Todos têm medo de escrever e esse texto ser uma grande besteira. Até os grandes escritores muitas vezes sentem-se assim.
Mas a primeira coisa que temos de ter em mente é que se escrevemos, devemos ser claros. Encantar e agradar são coisas que acontecem com o tempo.
Só existe um jeito de aprender a escrever melhor: escrevendo. E para fracassar nessa empreitada, basta parar de escrever.
Escreva bilhetes, coisas pra fazer, anote pensamentos e ideias, copie poemas, faça palavras cruzadas, jogue forca, copie letras de músicas, faça um caderno de piadas.
Isso tudo pode até ser feito em um blog sim... Mas aos pequeninos o melhor incentivo é usar lápis, caneta , lápis de cor, recorte e cola.
Mas lembre-se também de que o seu texto deve ser revisado.
Procure eliminar as gírias e palavreados da moda. Reveja ortografia, acentuação, parágrafos.
Enfim....aproveite sua criatividade e explore todas as possibilidades para escrever seus textos. Pois são as palavras que nos ligam aos outros seres humanos.
E bom ano letivo de 2010 pra todos nós.
Um grande beijo e um forte abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário