Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Colégio Campos salles - Mostra Cultural


Turma: 6º ano

Atividade: Montagem, elaboração e construção de obra literária adaptada para os leitores com deficiência visual.

Tema: Fábula.

Data limite para a entrega: dia 04/06/2012



O que fazer:

Cada aluno deve escolher uma fábula e transformá-la em um livro com texturas representando algumas figuras da história. A textura pode ser feita com diferentes materiais: areia de aquário, grãos, algodão, barbante, lã, folhas secas das árvores, etc.

O livro deverá ser encadernado, digitado, deve conter uma capa texturizada, e referências.

O mesmo poderá ser feito em folha color set (um tipo de sulfite com uma gramatura maior), ou qualquer outra folha tamanho A4 com gramatura suficiente para suportar a textura.

As figuras poderão ser desenhadas ou pesquisadas na internet (aquelas que são para colorir), impressas e coladas na montagem do livro (preferencialmente).



Como fazer:

O primeiro passo é escolher a fábula a ser trabalhada.

Em seguida dividir as partes que irão compor cada uma das folhas do livro.

Digitar cada trecho e imprimir na folha, ou numa folha sulfite e fazer a colagem na folha mais resistente.

Seguir com a pesquisa e seleção das figuras a serem texturizada.

Fazer a escolha do material que será utilizado para fazer a textura e montar o livro. Ao final de todo o trabalho montado, com todas as partes solicitadas. Devidamente corrigido pelo aluno e em seguida pela professora, encadernar.





Por que fazer:

O livro será doado para a instituição Lara Mara, para que as crianças com deficiência visual possam sentir a textura criada a partir das histórias e desta forma possam interagir melhor com o mundo da leitura, quando uma pessoa, lendo a história e no momento de cada textura oferecer a possibilidade de a criança tocar o livro, a mesma poderá imaginar possibilidades e fazer associações.



Façam um ótimo trabalho, dediquem-se ao próximo e a gratificação em ajudar valerá mais do que a nota que obterão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário